domingo, 17 de abril de 2022

A criança e a árvore

Num sonho a pessoa era acompanhada por um cachorro, lembrando o cão que acompanha por um momento os protagonistas em 'Stalker' e 'Nostalgia'...

Andrei Tarkovsky dirigiu sete longa metragens: A infância de Ivan (1962), Andrei Rublev (1966), Solaris (1972), O espelho (1974), Stalker (1979), Nostalgia (1983) e O sacrifício (1986). Um fato bem conhecido das obras do cineasta russo é que o seu primeiro filme começa com uma criança em frente a uma árvore; da mesma forma encerra-se a sua última película, concluída quando ele já estava bastante doente, perto de sua morte. 


Cena de "A infância de Ivan'.


Cena de "Andrei Rublev".


Como eles misturam sonhos com realidade, há uma certa conexão entre os sete filmes, como se houvesse uma ligação sutil entre eles, tecidas através de locais ou por meio de símbolos. A árvore solitária em 'Nostalgia' e 'O sacrifício'; o galpão com o piso encharcado em 'Stalker' e 'Nostalgia'; o cão que acompanha por um momento o protagonista em 'Stalker' e 'Nostalgia'; o incêndio no galpão no 'O espelho' e a casa no 'O sacrifício'. E o caminhar; os personagens estão sempre caminhando, à procura de algum objetivo, como o pequeno soldado Ivan na A Infância de Ivan; o pintor, em Andrei Rublev; o personagem de O Espelho; o astronauta em Solaris, que começa a sua saga ainda aqui na Terra numa longa viagem de carro; Andrei, que busca uma nova maneira de viver em Nostalgia; o escritor Alexander, em O Sacrifício, filme que termina com a feiticeira caminhando para sua morada.

Outros elementos comuns que são possíveis de serem observados são o garrafão de água em O espelho e Nostalgia; a casa entre as árvores na floresta no O espelho e O sacrifício; a chuva, que é onipresente no A infância de Ivan, Andrei Rublev, O espelho, Stalker e Nostalgia.  


Cena de "O espelho".



Cena de "Nostalgia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário